Reflexões sobre o Luto Infantil Causado pelo Conflito Armado na Colômbia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Escopo. Analisar como uma criança processa o luto em um contexto de violência, com base nos resultados e reflexões provenientes da pesquisa intitulada Narrativas de Luto Construídas pelo Conflito Armado na Colômbia: O Caso de Wilder.Método. Utilizou-se o método biográfico-narrativo com abordagem qualitativa. Resultados. O estudo revela como a morte violenta de um ente querido impacta profundamente o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, exigindo dela uma adaptação a circunstâncias extremas. Conclusão. Na Colômbia, a resiliência é frequentemente valorizada como uma aracterística positiva; no entanto, este artigo questiona de que maneira, no contexto do conflito armado, a violência impõe às crianças a obrigação de serem resilientes desde a primeira infância, muitas vezes sem o apoio necessário. Consequentemente, a capacidade de recuperação depende de um ambiente acolhedor que facilite esse processo, e não deve ser tratada como uma responsabilidade individual imposta pelo Estado.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Como Citar
Referências
Arendt, H. (1994). Los orígenes del totalitarismo. Península.
Aristizábal, C. A. Cárdenas, Ó. M. y Rengifo, C. J. (2018). Desplazamiento, trayectorias y poblamiento urbano. El caso de la Comuna 3 Manrique, Medellín, 1970-2010. Estudios Políticos, 53, 126-147. doi: https://doi.org/10.17533/udea.espo.n53a06
Avilés, J. (2016). El trauma de la violencia estructural en Colombia. Tercer Mundo.
Biglia, B. y Bonet-Martí, J. (2009). La construcción de narrativas como método de investigación psicosocial: Prácticas de escritura compartida. Forum Qualitative Social Research, 10(1), 1-25. https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/download/1225/2665?inline=1
Bolívar, A. (2012). Metodología de la investigación biográfico-narrativa: Recogida y análisis de datos. En M. C. Passeggi y M. H. Abrahao (orgs.), Dimensões epistemológicas e metodológicas da investigação (auto)biográfica. Tomo II (pp. 79-109). PUCRS https://www.researchgate.net/publication/282868267_Metodologia_de_la_investigacion_biografico-narrativa_Recogida_y_analisis_de_datos
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Butler, J. (2004). Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. Verso.
Child Mind Institute. (2021). How children understand death. https://childmind.org
Colegio de Médicos de Bizkaia. (s.f.). Guía para el tratamiento del duelo en la infancia y adolescencia. Recuperado de https://www.cop.es/uploads/PDF/GUIA-TRATAMIENTO-DUELO.pdf
Cornejo, M., Faúndez, X. y Besoain, C. (2017). El análisis de datos en enfoques biográficos-narrativos: Desde los métodos hacia una intencionalidad analítica. Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research, 18(1). https://doi.org/10.17169/fqs-18.1.2491
Corporación Región. (2007). Migración forzada de colombianos. Colombia, Ecuador, Canadá. Corporación Región.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The SAGE Handbook of Qualitative Research (6th ed.). SAGE.
Espinosa, N., Galindo, A., Bastidas, W. y Monsalve, J. (2011). Población en situación de desplazamiento en Antioquia: El papel del enfoque de derechos en los aspectos técnicos para el diseño y medición de indicadores (parte I). El Ágora USB, 11(1), 21-47. https://doi.org/10.21500/16578031.382
Frankl, V. (2004). El hombre en busca de sentido. Herder.
Fundación Mario Losantos del Campo. (s.f.). El duelo en los niños. https://fundacionmlc.org
Gadamer, H.-G. (1975). Truth and Method. Continuum.
Galtung, J. (1990). Cultural violence. Journal of Peace Research, 27(3), 291-305. https://www.galtung-institut.de/wp-content/uploads/2015/12/Cultural-Violence-Galtung.pdf
Garbarino, J. (1995). Raising children in a socially toxic environment. Jossey-Bass
Garbarino, J., Kostelny, K., & Dubrow, N. (1991). No place to be a child: Growing up in a war zone. Jossey-Bass.
Villa Gómez, J. D., (2013). The role of collective memory in emotional recovery of political violence in Colombia. International Journal of Psychological Research, 6(2), 37-49.
García, C. (2009). Límites y posibilidades de la construcción de ciudadanía en Colombia. Política y cultura, (32), 79-102. Recuperado en 27 de diciembre de 2024, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-77422009000200005&lng=es&tlng=es.
Goodson, I., & Sikes, P. (2017). Life History Research in Educational Settings: Learning from Lives. Open University Press.
Harris, P. L. (2000). The Work of the Imagination. Wiley-Blackwell.
Herman, J. L. (1992). Trauma and recovery: The aftermath of violence from domestic abuse to political terror. Gender and Society, 8(1), 136-138. https://books.google.fr/books?hl=es&lr=&id=TVw4DgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT8&dq=Herman,+J.+L.+(1992).+Trauma+and+recovery:+The+aftermath+of+violence+from+domestic+abuse+to+political+terror.&ots=AXZsaMitot&sig=DwW-Ozs5E01pQ-lIVRmgZyHF5K4#v=onepage&q&f=false
Blair Trujillo, Elsa. (2009). Aproximación teórica al concepto de violencia: avatares de una definición. Política y cultura, (32), 9-33. Recuperado en 27 de diciembre de 2024, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-77422009000200002&lng=es&tlng=.
Ministerio de Justicia y del Derecho. (2023). MinJusticiapresenta relevante informe sobre fenómeno de violencia intrafamiliar en Colombia (2016-2023). https://www.minjusticia.gov.co/Sala-de-prensa/Paginas/MinJusticia-presenta-relevante-informe-sobre-fenomeno-de-violencia-intrafamiliar-en-Colombia-(2016-2023).aspx#:~:text=El%20an%C3%A1lisis%20del%20delito%20de,casos%20en%202016%20y%20con
Nussbaum, M. (2003). Las fronteras de la justicia: La discapacidad, la nacionalidad y el especismo. Fondo de Cultura Económica.
Ordoñez-, L. F. (2022). Narrativas de duelo construidas a causa del conflicto armado en Colombia: El caso de Wilder [Trabajo de grado, Universidad de Antioquia]. https://hdl.handle.net/10495/30431
Piaget, J. (1954). The Construction of Reality in the Child. Basic Books. https://doi.org/10.1037/11168-000
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo [PNUD]. (2023). Somos rurales y emprendiendo sueños: Resiliencia para comunidades vulnerables. https://www.undp.org/es/colombia/projects/empleabilidad-familias-rurales-victimas-del-conflicto
Ricoeur, P. (1990). Tiempo y narración. Siglo XXI.
Ricoeur, P. (2004). Memory, History, Forgetting. University of Chicago Press.
Simmel, G. (2006). La violencia en las relaciones sociales. Akal.
Speece, M. W., & Brent, S. B. (1984). Children's Understanding of Death: A Review of Three Components of a Death Concept. Child Development, 55(5), 1671-1686. https://doi.org/10.2307/1129915
Uribe de Hincapié, M. T. (2003). Estado y sociedad frente a las víctimas de la violencia. Revista de Estudios Políticos, (23), 9-25. https://doi.org/10.17533/udea.espo.1383
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press.
Žižek, S. (2008). Violence: Six Sideways Reflections. Picador.