Liderança: atitudes que limitam o desenvolvimento comunitário
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Escopo. Descrever os rasgos de atitude que constituem barreiras na prática da liderança comunitária. Metodologia. A pesquisa foi de
tipo qualitativo. Baseou-se na Teoria Fundamentada, a partir da observação participante e entrevistas semiestruturadas com líderes
homens e mulheres. O trabalho de campo permitiu sistematizar narrativas de 24 participantes, entre 2017 e 2019 em duas comunas
da cidade de Popayán (Colômbia). Resultados. Foram observadas barreiras associadas ao individualismo, locus de controle externo,
abandonamento de propósitos por desesperança aprendida, diculdade de resolução e orientação para o presente. Conclusão. Foi
possível identicar nas lideranças comunitárias que subsistem atitudes condicionadas pelas estruturas políticas, socioeconômicas e
históricas. Neste contexto, a intervenção comunitária tem que privilegiar a reexão crítica e a potencialização de capacidades para
aportar à conquista do desenvolvimento comunitário.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Alcover, C. (2017). Barreras psicológicas y psicosociales a la mediación en la resolución de conflictos en contextos universitarios. Rueda, 2, 57-66. doi: https://doi.org/10.25267/Rueda.2017.i2.03
Aref, M., & Ma’rof, R. (2009). Community Leaders’ Characteristics and their Effort in Building Capacity for Tourism Development in Local Communities. International Journal of Business and Management, 4(10), 187-193. doi: 10.5539/ijbm.v4n10p187
Astete, M. y Vaccari, P. (2017). Políticas públicas y subjetividades en disputa: implementación de programas sociales en la Comuna de Lota, Chile. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad 16(1), 31-41. doi: 10.5027/psicoperspectivas-vol16-issue1-fulltext-880
Ayaviri, D., Quispe, G. y Borja, M. (2017). El Capital Social en el desarrollo local comunitario. Un estudio en comunidades rurales de Bolivia. Revista Galega de Economía, 26(2), 77-88. https://www.redalyc.org/pdf/391/39152751005.pdf
Barrera, D. y Villa, J. (2018). Barreras psicosociales para la paz y la reconciliación. El Ágora USB, 18(2), 459-478. https://doi.org/10.21500/16578031.3828
Bar-Tal, D. y Halperin, E. (2014). Barreras sociopsicológicas para la paz e ideas para superarlas. Revista de Psicología Social, 29(1), 1-30. https://doi.org/10.1080/02134748.2013.878568
Bauman, Z. y Bordoni, C. (2016). Estado de crisis. Planeta.
Bencke, F., Dorion, E., Prodanov, C., & Olea, P. (2020). Community leadership and the Triple Helix model as determinants of the constitution of science parks: A Brazilian experience. Benchmarking: An International Journal, 27(1), 21-40. https://doi.org/10.1108/BIJ-07-2018-0225
Bonilla-García, M. y López-Suárez, A. (2016). Ejemplificación del proceso metodológico de la teoría fundamentada. Cinta de Moebio. 57, 305-315. doi: 10.4067/S0717-554X2016000300006
Bustillo-Castillejo, M., Espriella-Mendoza, Y. de la y Machado-Licona, J. (2021). Pertenencia ciudadana: estudio de caso de las comunidades afro de la ciudad de Cartagena de Indias, Colombia. Información Tecnológica, 32(4), 23-30. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642021000400023
Cadena-Chicunque, O. H. (2021). Aspectos personales que configuran el liderazgo social: una perspectiva interpretativa. Ratio Juris, 15(31), 455-487. https://doi.org/10.24142/raju.v15n31a4
Caldera, A. y Yepes, K. A. (2019). Percepciones de desarrollo comunitario construidas por las víctimas de desplazamiento forzado en el barrio Villas de Aranjuez de la ciudad de Cartagena. Periodo 2014-2018. Palobra, 19(1), 312-321. https://doi.org/10.32997/2346-2884-vol.19-num.1-2019-2484
Canese, M. (2019). Liderazgo, participación y construcción de ciudadanía en urbanizaciones populares de Asunción, Paraguay. Acta Scientiarum, 41(2), e46208. doi: 10.4025/actascihumansoc.v41i2.46208
Caride-Gómez, J. A. (2017). Educación social, derechos humanos y sostenibilidad en el desarrollo comunitario. Teoría de la Educación, 29(1), 245-272. https://doi.org/10.14201/teoredu291245272
Collado-Campaña, F., Jiménez-Díaz, J. y Entrena-Durán, F. (2016). El liderazgo político en las democracias representativas: propuesta de análisis desde el constructivismo estructuralista. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, 61(228), 57-90. http://dx.doi.org/10.1016/S0185-1918(16)30040-X
Congreso de Colombia. (2002). Ley 743. Por la cual se desarrolla el artículo 38 Constitución Política de Colombia en lo referente a los organismos de acción comunal. Diario Oficial 44.826 de 7 de junio de 2002. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=5301
Daher, M., Jaramillo, A. y Rosati, A. (2020). Avances en la evaluación integral: Aportes para programas sociales de intervención en pobreza en organizaciones no gubernamentales. Revista de Estudios Sociales (74), 84-98. http://bdbib.javerianacali.edu.co:2106/10.7440/res74.2020.0
Departamento Administrativo Nacional de Estadística [DANE]. (2021). La información del DANE en la toma de decisiones regionales. Popayán-Cauca. Sistema Estadístico Nacional (SEN). https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/planes-departamentos-ciudades/210303-InfoDane-Popayan-Cauca.pdf
Erazo, M., Jiménez, M. y López, C. (2014). Empoderamiento y liderazgo femenino; su papel en la autogestión comunitaria en el corregimiento El Hormiguero - Valle del Cauca. Avances en Psicología Latinoamericana, 32(1), 149-157. doi: dx.doi.org/10.12804/apl32.1.2014.10
Espinoza, O. y Gómez, J. (2018). Índice de Capacidades Asociativas: construcción teórica y propuesta metodológica de cálculo para organizaciones de economía solidaria. CIRIEC-España, Revista de Economía Pública, Social y Cooperativa, 94, 285-316. doi: 10.7203/CIRIEC-E.94.10663
Estefanía, M. y Tarazona, D. (2003). Psicología y pobreza: ¿Hay algo psicológico en la pobreza o es la pobreza algo psicológico? Explorando Psicología, 12, 21-25.
Estrada-Corona, A. (2012). La actitud del individuo y su interacción con la sociedad. Entrevista con la Dra. María Teresa Esquivias Serrano. Revista Digital Universitaria, 13(7), art. 75. http://www.revista.unam.mx/vol.13/num7/art75/#a
Evans, S. (2012). Community Leadership. Global Journal of Community Psychology Practice, 3(3), 1-6. https://www.gjcpp.org/pdfs/2012-001-final-20120515.pdf
Fernández-Fonseca, E. y Cardona-Sánchez, F. (2017). Los pliegues del liderazgo social y comunitario. Jangwa Pana, 16(2), 197-216. http://dx.doi.org/10.21676/16574923.2133
Fonseca, M. y Pino, M. (2006). Evaluación de las competencias emocionales (inteligencia emocional) y su influencia en el liderazgo eficaz. Folletos Gerenciales, 10(3), 1-8. https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA174970468&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=17265851&p=AONE&sw=w
Gallo, L., Correa, J. y Pacheco, A. (1997). Procesos de desarrollo comunitario asociados a los diferentes estilos de liderazgo en las comunidades negras de la ciudad de Barranquilla. Investigación y Desarrollo, Universidad del Norte, 6, 97-104. http://www.ecominga.uqam.ca/PDF/BIBLIOGRAPHIE/GUIDE_LECTURE_5/6/2.Gallo_y_Pacheco_Danies.pdf
García, G. y Manzano, J. (2010). Procedimientos metodológicos básicos y habilidades del investigador en el contexto de la teoría fundamentada. Iztapalapa. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 69, 17-39. https://www.redalyc.org/pdf/393/39348726002.pdf
Guevara, E. y Parra, E. (2019). Interacciones sociales, pobreza y liderazgo: una mirada desde el paradigma del capital social. Reflexión Política, 21(43), 156-169. doi: 10.29375/01240781.3728
Guillemette, F. (2006). L'approche de la Grounded Theory; pour innover? Recherches Qualitatives, 26(1), 32-50. http://www.recherche-qualitative.qc.ca/documents/files/revue/edition_reguliere/numero26%281%29/fguillemette_ch.pdf
Lamm, K., Carter, H., Lamm, A., & Lindsey, A. (2017). Community Leadership: A Theory-Based Model. Journal of Leadership Education, 16(3), 118-133. doi: 10.12806/V16/I3/T2
León del Barco, B., Mira, A. y Gómez, T. (2007). Evaluación de las opiniones sobre la inmigración y la multiculturalidad en la escuela de alumnos de Magisterio. Revista de Investigación Psicoeducativa, 5(12), 121-138. doi: 10.25115/ejrep.v5i12.1271
López, A. y Cruz, L. (2003). Desarrollo comunitario y calidad de vida. Revista Panamericana de Pedagogía, (4), 57-76. https://revistas.up.edu.mx/RPP/article/view/1883
Martiskainen, M. (2017). The Role of Community Leadership in the Development of Grassroots Innovations. Environmental Innovation and Societal Transitions, 22, 78-89. https://doi.org/10.1016/j.eist.2016.05.002
Maton, K. (2008). Empowering Community Settings: Agents of Individual Development, Community Betterment, and Positive Social Change. American Journal of Community Psychology, 41(1-2), 4-21. doi: 10.1007/s10464-007-9148-6
Montero, M. (2003). Teoría y práctica de la psicología comunitaria. La tensión entre comunidad y sociedad. Paidós.
Montero, M. (2004). Introducción a la psicología comunitaria. Desarrollo, conceptos y procesos. Paidós.
Montero, S. y Calderón, N. (2020). Asociatividad, liderazgo inclusivo y desarrollo económico local. El Grupo de Artesanos Independientes de Mompox. Bitácora Urbano Territorial, 30(1), 193-204. https://doi.org/10.15446/bitacora.v30n1.62160
Musitu, G. y Buelga, S. (2004). Desarrollo Comunitario y Potenciación. En G. Musitu, J. Herrero, L. Cantera y M. Montenegro (Eds.), Introducción a la Psicología Comunitaria (pp. 98-115). UOC.
Pigg, K. (2013). Community Leadership Development: The Effects on Community Development. Community Development, 44(4), 408-410. doi: 10.1080/15575330.2013.814699
Piñeiro, E. (2015). Observación participante: una introducción. San Gregorio, 1, 80-89. http://revista.sangregorio.edu.ec/index.php/REVISTASANGREGORIO/article/view/116/72
Rivera-Holguín, M., Velázquez, T., Custodio, E., Hildenbrand, A. y Wakeham, A. (2019). La praxis en la formación en Psicología Comunitaria: una mirada ética. Revista de Psicología, 37(1), 31-52. doi: 10.18800/psico.201901.002
Rojas-Andrade, R. (2013). El liderazgo comunitario y su importancia en la intervención comunitaria. Psicología para América Latina, 25, 57-76. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psilat/n25/a05.pdf
Sánchez-Vidal, A. (2017). Empoderamiento, liberación y desarrollo humano. Psychosocial Intervention, 26(3), 155-163. https://doi.org/10.1016/j.psi.2017.05.001
Schettini, P. y Cortazzo, I. (2015). Análisis de datos cualitativos en la investigación social. Procedimientos y herramientas para la interpretación de información cualitativa. Edulp. https://doi.org/10.35537/10915/49017
Silva, C. y Villaseñor, K. (2018). Capacidad para la libertad. Modelo participativo de desarrollo comunitario y reorientación de los procesos formativos en núcleos sociales marginados. Zona Próxima, 29, 68-81. http://www.scielo.org.co/pdf/zop/n29/2145-9444-zop-29-68.pdf
Tocancipá-Falla, J. (2014). De invasión-asentamiento a barrio, 26 años después: una “mirada retrospectiva” a los cambios y continuidades urbanas en Popayán. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, (20), 21-47. http://dx.doi.org/10.7440/antipoda20.2014.02
Unidad para la Atención y Reparación Integral de Víctimas. (2021). Víctimas de desplazamiento sujetos de atención en Popayán. https://www.unidadvictimas.gov.co/es/registro-unico-de-victimas-ruv/37394
Vallejo, M., Moreno, M. y Ríos, M. (2017). Sentido de comunidad, fatalismo y participación en contextos de crisis económica. Psychosocial Intervention, 26(1), 1-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2016.10.002
Vergara, M., Acuña, V. y Ramírez, M. (2020). Liderazgo social, motor de las prácticas directivas en educación en contextos de encierro. Psicoperspectivas. Individuo y sociedad, 19(1), 1-12. http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol19-issue1-fulltext-1767
Xu, K., Zhang, J., & Tian, F. (2017). Community Leadership in Rural Tourism Development: A Tale of Two Ancient Chinese Villages. Sustainability, 9(12), 2334. https://doi.org/10.3390/su9122344
Zambrano-Vargas, S., Acosta-González, B. y Parada-Camargo, J. (2021). El liderazgo de mujeres en organizaciones sociales. Análisis en las Juntas de Acción Comunal de Tunja - Colombia. Encuentros, 19(02), 119-130. http://ojs.uac.edu.co/index.php/encuentros/article/view/2544
Zambrano, A., García, M. y Bustamante, G. (2015). “Soy el que cierra y el que apaga la luz”: Cuando el liderazgo de dirigentes comunitarios no empodera a la comunidad. Universitas Psychologica, 14(3), 1159-1170. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy14-3.scal