Cinema e dialogismo: como Mirabel descobre seu dom na constituição do self, em Encanto

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Natália Queiroz de Oliveira Souto
Marcella Suarez Di Santo
Fabrícia Teixeira Borges

Resumo

Escopo. Este trabalho tem como objetivo analisar a alteridade, o dialogismo e a polifonia no processo de constituição de si de Mirabel em Encanto (2021). Método. Realizou-se uma análise temática do filme Encanto, relacionando a linguagem do cinema às temáticas presentes, para observar a luta da protagonista Mirabel, para sentir-se efetivamente parte da família Madrigal, assim como identificar seu dom ou sua função em uma família com habilidades extraordinárias. Resultados. Não apenas os indivíduos ditos marginalizados buscam sua afirmação diante de um grupo, mas também aqueles cujo dom não é suficiente devem autoafirmar-se em seu sistema de significados. Conclusão. A constituição de si não se apresenta como desafio apenas aos indivíduos que não estão completamente integrados e a alteridade não é percebida apenas pelo indivíduo que se sente excluído. A alteridade se constitui como um fator fundamental para a construção das identidades de todos dentro de um mesmo grupo ou contexto. Também é possível destacar que o exercício de aproximação entre a teoria e a produção fílmica evidenciou o potencial para a expansão dos processos compreensivos e de aplicabilidade teórica.

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Como Citar
Queiroz de Oliveira Souto, N., Suarez Di Santo, M., & Teixeira Borges, F. (2022). Cinema e dialogismo: como Mirabel descobre seu dom na constituição do self, em Encanto. Pensamiento Psicológico, 20, 1–12. https://doi.org/10.11144/Javerianacali.PPSI20.cpcs
Secção
Monográfico Psicología Cultural en el contexto de Iberoamérica: Diálogos transdisciplinares

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